terça-feira, 24 de novembro de 2009

Artigo: indicação médica e benefícios da atividade física

"Quando questionados sobre se indicavam atividades físicas no período de gestação todos os entrevistados afirmaram que sim, diferindo somente no que se refere ao período de início das atividades, 20% deles relataram que indicam atividades físicas no primeiro e no terceiro trimestre da gestação e 60% deles afirmam indicarem atividades físicas com o início no segundo trimestre de gestação (gráfico I). As atividades recomendadas pelos entrevistados (gráfico II) foram: hidroginástica 50%, caminhada 30%, hidroterapia/alongamento 10% e musculação/esportes coletivos 10%. 87% dos entrevistados observa diferença no parto de gestantes que praticaram atividades físicas durante o período de gestação. As diferenças relatadas (gráfico III), foram: 30% tiveram uma recuperação mais rápida, 20% apresentaram benefícios psicológicos, 20% aumento no tônus muscular, 10% na pressão abdominal, 10% relaxamento muscular e 10% na abertura de bacia.
Os profissionais médicos entrevistados relataram, ainda, que as gestantes que praticavam atividades físicas durante o período gestacional ganhavam menos peso, em média de 9 kg, as que não praticavam atividades físicas ganhavam em média 15 kg durante este período.
Quando questionados, se após o parto estas mulheres voltavam ao peso de antes da gestação afirmaram que: das mulheres que praticavam atividades físicas depois de 6 meses o peso já era igual ao peso de antes do período de gestação. Nas mulheres que não praticaram atividades físicas durante o período de gestação os mesmos afirmaram que a maioria delas, não voltou ao peso de antes do período de gestação.
Todos os entrevistados afirmaram não existir nenhuma relação quanto a diferenças no peso dos recém nascidos das praticantes e das não praticantes de atividades físicas.

Conclusões
• Os profissionais médicos, que tratam das mulheres no período de gestação, estão extremamente conscientes dos benefícios do exercício físico neste período.
• Que a atividade física, neste período, auxilia para que as mulheres não ganhem muito peso, possibilitando um retorno mais rápido ao peso de antes do período de gestação.
• Existe a necessidade de se formar profissionais, da área de Educação Física, especializados para o trabalho com estas mulheres.
• Exercícios físicos, na maioria das vezes, precisam ser modificados para sua aplicação em mulheres, principalmente no período de gestação." (CHISTÓFANO, 2003)





REFERENCIA:
CHISTÓFALO, C. et al. A prática de exercício físico durante a gestação. Net, Buenos Aires, ano 9, n. 59, abril 2003. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd59/gestac.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário