domingo, 8 de novembro de 2009

Exercícios físicos na gravidez: devo ou não devo?

Publicado por: Dra. Paula em: 11/06/2009

A prática de exercícios físicos melhora a saúde física e mental de qualquer pessoa. Mas uma mulher sedentária, ao engravidar, não deve querer virar atleta da noite para o dia! Para aquelas que nunca fizeram exercícios, é preciso começar com calma. Fazer atividades leves e com pouco impacto, como uma caminhada (com um tênis adequado), hidroginástica, bicicleta ergométrica, ioga, entre outros.
Agora, se a mulher já praticava exercícios antes de ficar grávida, pode continuar a praticá-los normalmente, até o segundo trimestre, quando a barriga começa a ficar maior e alguns tipos de exercício com impacto como corrida ou esportes, acabam se tornando inadequados. Isso porque conforme a barriga cresce, o centro de gravidade (equilíbrio) da gestante se altera, e a postura dela acaba mudando. Exercícios de impacto poderiam trazer problemas para a coluna, quadril e joelhos, sendo aconselhado nesse momento exercícios sem impactos (como os descritos acima).
As vantagens dos exercícios,são: melhorar o inchaço na pernas, evitar que a gestante ganhe muito peso na gravidez, prevenir de doenças como pré-eclâmpsia (pressão alta no final da gravidez), diabetes e problemas respiratórios, melhora sintomas de depressão e ansiedade, a qualidade do sono, etc.

REFERÊNCIA
http://mulhersaude.wordpress.com/2009/06/11/exercicio-fisicos-na-gravidez-devo-ou-nao-devo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário