quarta-feira, 11 de novembro de 2009

A Gravidez mês a mês

"Podemos dizer que esta fase da história é considerado o melhor período para se ter um filho, pois nas últimas décadas houve um enorme avanço na medicina, resultando em melhores êxitos nas gestações, seja para os recém nascidos seja para as gestantes.

Hoje, as mulheres iniciam a gravidez mais saudáveis, recebem um melhor e mais completo acompanhamento obstétrico, e participam mais ativamente (junto com seus maridos) de toda a gravidez. E o acesso a informações genéricas sobre todo o desenrolar da gravidez (da concepção ao parto) prepara melhor a mulher, física e emocionalmente, para que ela saiba o que está acontecendo com seu bebê, com seu corpo, com suas emoções.

Podendo esclarecer suas dúvidas, ela enfrentará melhor as preocupações, ansiedades e medos normais da gestação, e também definirá hábitos mais saudáveis a serem seguidos. O objetivo deste manual é o de fornecer um quadro amplo de informações gerais sobre a gestação e seus vários aspectos, para ajudar a futura mamãe em sua "doce espera".

A partir de agora você vai começar uma contagem regressiva, mês-a-mês, com todos os sintomas que poderá sentir, como será o seu aspecto, e quais poderão ser as suas preocupações. E esperamos com isso poder ajudá-la até o momento tão emocionante que é o nascimento de seu bebê."

Esta é apenas mais uma opinião acerca da gravidez e suas conseqüências, tendo em vista que ela não ocorre da mesma maneira para todas as mulheres, e nem todas possuem acesso a essa tecnologia e suporte social apontados no texto.

O manual citado na referência abaixo apresenta três aspectos a serem observados durante a gravidez: Sintomas, Sinais e Sensações, Como seu bebê cresce dentro de você e Algumas possíveis preocupações para cada mês de gestação.

Lembrem-se de que o manual se preza a uma referência para se acompanhar a gravidez, entretanto, não deve servir como parâmetro para ninguém, uma vez que podem ocorrer variações significativas de uma gravidez a outra.

O melhor a se fazer é procurar um médico e acompanhar o próprio desenvolvimento do bebê e do corpo materno, analisando os próprios sintomas ao invés de se preocupar com o aparecimento ou não dos sintomas descritos em manuais como esse.

Este manual exemplifica uma concepção de gravidez normal ou padrão que na realidade não existe dada as variações possíveis. Vale a pena conferir as informações apresentadas, pois, enquanto alunos e futuros profissionais de Educação Física, devemos ler criticamente essas fórmulas e buscar orientar de maneira profissional nossos alunos.

Referência
http://www.clubedobebe.com.br/Manual%20da%20Gestacao/gravidezmesames.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário