terça-feira, 24 de novembro de 2009

Recomendação e descrição

No geral a maioria do exercícios realizados com gestantes são os que já são de conhecimento geral, porém, acrescidos de mais segurança e cuidados.
Recomenda-se que os exercícios devem ser realizados a partir do terceiro mês de gestação, período no qual os riscos são diminuidos, e devem ter o acompanhamento e permissão médica.
"A American College of Obstetrician and Gynecologist recomenda que a realização de exercícios no período gestacional seja mediante prescrição e/ou acompanhamento médico. A mulher não deve visar o condicionamento físico e a atividade aeróbica não pode exceder 30 minutos de duração. A freqüência cardíaca não deve ultrapassar os 140 batimentos por minuto ou outro valor pré-determinado pelo histórico de atividades. A temperatura corpórea não deve se elevar, portanto, deve-se evitar roupas grossas, dias quentes e controlar a temperatura da água em caso de atividade aquática. A gestante deve se manter hidratada durante toda a atividade, bebendo água durante e após o exercício (MELEM, 1997).
Para a realização de qualquer atividade, a gestante não pode apresentar nenhuma contra-indicação absoluta. Dentre elas estão: placenta prévia sem acompanhamento médico, doença cardíaca grave, trabalho de parto prematuro, histórico de aborto espontâneo sem liberação médica, tromboflebite, hipertensão arterial grave, ruptura de bolsa e/ou sangramento e ausência de acompanhamento pré-natal. As contra-indicações relativas permitem a realização dos exercícios desde que com supervisão e acompanhamento contínuo e liberação médica. São elas: hipertensão arterial, anemia, disfunção tireoidial, disritmia cardíaca, diabetes, obesidade excessiva, vida anterior extremamente sedentária, falta de peso excessiva, placenta prévia, infecção generalizada (MELEM, 1997).
A atividade deve ser interrompida sempre que a gestante apresentar algum tipo de dor, principalmente no peito, abdômen e costas, contrações, perda de líquido amniótico, dispnéia e taquicardia (MELEM, 1997)." (BOMBASSARO, 2007)
"Otto (1984) orienta que a atividade física seja composta de exercícios de flexibilidade, aeróbicos e de fortalecimento muscular de abdômen e assoalho pélvico, regiões que sofrem mais com a sobrecarga decorrente do aumento de tamanho e de peso do útero gravídico. Hanlon (1999) acrescenta ainda a esse grupo a musculatura da região lombar. Os exercícios de flexibilidade visam o relaxamento muscular, principalmente da região pélvica que, associado aos exercícios de fortalecimento, visam não só a saúde muscular da região, como também promover a consciência da contração e relaxamento para o momento do parto (OTTO, 1984; MIRANDA e ABRANTES, 1986)" (BOMBASSARO, 2007)

REFERÊNCIA:
BOMBASSARO, P. et al. Gestantes e atividade física: uma abordagem global da mulher . Net, Buenos Aires, ano 13, n. 121, junho 2008. Disponível em http://www.efdeportes.com/efd121/gestantes-e-atividade-fisica.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário